1. Exercite com uma ideia por dia
Proponha ao
seu grupo de colegas ou aos funcionários da empresa que pensem, todos os dias,
em uma ideia para melhorar um aspecto do trabalho. Faça reuniões periódicas nas
quais cada um conte aos colegas as iniciativas que deram mais resultado
disseminam as melhores ideias e ajudam a gerar outras.
2. Um mural de problemas e soluções
Um tema em
discussão ou um problema que precise de uma solução criativa pode ser afixado
num mural. A empresa deve propor aos funcionários que coloquem ali suas ideias
e deem sugestões para resolver o problema.
3. Cantinho para fazer uma pausa para
pensar
Esse espaço é
fundamental para que a reflexão aconteça. Pode ser uma sala de reuniões usada
em horários ociosos ou uma mesa em um canto com livros e vídeos sobre
criatividade e jogos que estimulem o raciocínio.
4. Bloquinho para anotar as ideias
Ter um caderno
específico para anotar as ideias diárias é a melhor forma de se organizar.
5. Eleição de um comitê de
criatividade
Proponha a
criação de um grupo que possa discutir e implementar boas ideias no seu
trabalho. Essa turma pode ficar com a atribuição de premiar os funcionários
conforme a quantidade e a qualidade das sugestões.
6. Razão e intuição se completam no
dia-a-dia
Se você é uma
pessoa intuitiva, tente trabalhar junto com alguém racional. Concentrar ideias
lógicas e práticas com as mais criativas pode trazer soluções pouco
convencionais.
7. Assista palestras com profissionais
Procure
workshops e cursos com profissionais voltados à área de criação, para se
inspirar.
8. Metas com prazo para cumprir
Estabeleça
metas para que o trabalho renda melhor. Experimente, por exemplo, se propor a
ter cinco boas ideias para o trabalho em uma semana.
9. Mudança de atitude quando algo dá
errado
Em vez de
investir tempo entendendo por que algo não funcionou direito, deve-se perguntar
às pessoas o que elas acham que deve ser feito para que aquilo que hoje está
dando errado passe a funcionar corretamente.
10. Pontos de vista de fora são
bem-vindos
Pergunte aos outros o que eles acham de uma ideia que você teve. Não tenha medo das críticas, elas podem melhorar muito o seu trabalho.
Michael
Michaiko – especialista e consultor norte-americano.
Fonte: http://www.abril.com.br/noticia/comportamento/no_299344.shtml