O teatro pode cruzar as barreiras da língua e da cultura e é um meio de comunicação extremamente útil …
O teatro tem sido usado no desenvolvimento comunitário de várias maneiras:
Propaganda educativa: Os governos e as ONGs podem usar o teatro para transmitir mensagens através de uma abordagem “de cima para baixo”. Por exemplo, uma agência de desenvolvimento ou um grupo comunitário pode usar uma peça que incentive a utilização de fogões solares para evitar o derrube de árvores. Embora esta possa ser uma maneira eficaz de passar informações adiante, ela não será eficaz, se ignorar a cultura e a situação locais, assim como o conhecimento e a experiência dos espectadores.
Incentivando-se a participação: O teatro para o desenvolvimento pode incentivar a participação ativa das pessoas cujas vozes não são normalmente ouvidas na comunidade. O uso de histórias ajudam as pessoas a expressarem como compreendem o que lhes acontece nas suas vidas cotidianas. Estas estórias podem incentivar uma participação verdadeira. O teatro para o desenvolvimento transforma as histórias particulares e individuais em dramas coletivos.
Defesa de direitos: O teatro pode oferecer um meio para que os espectadores participem das questões levantadas e pode causar um impacto muito maior do que outras formas de defesa de direitos. O teatro pode desafiar pessoas que talvez sejam capazes de responder e agir quanto às questões levantadas.
Terapia: A dramatização pode ser usada como terapia para ajudar as pessoas a lidarem com o trauma e os problemas emocionais. Para isto, são necessários um treinamento especial e compreensão.
Tim Prentki e Claire Lacey